BrasilMoeda.com

Atualização de Valores Monetários

1. Considerações Iniciais
2. O que é necessário fazer para usar a ferramenta?
3. Como se cadastrar?
4. Como usar a ferramenta de atualização?
5. Um exemplo de atualização monetária
6. Qual é o benefício desta utilização?
  1. Considerações Iniciais

    O BrasilMoeda traz até você, de modo claro e objetivo, alternativas para a atualização monetária de valores relativos à moeda brasileira.

    O site contém dados coletados em diversas instituições que cobrem desde o início da existência da moeda nacional até os dias de hoje.

    A nossa proposta é oferecer, via web, uma ferramenta automática para a atualização monetária de forma simples e direta, sem que haja a necessidade da pessoa ser um especialista nesta área.

  2. O que é necessário fazer para usar a ferramenta?

    Para usar a nossa ferramenta automática de atualização monetária, basta você se cadastrar, já que a sua utilização é inteiramente gratuita.

    O cadastramento é necessário para que possamos personalizar os seus cálculos, como mostraremos a seguir, e, ao mesmo tempo, facilitar o seu atendimento junto a nós, no caso de dúvidas ou de necessidades adicionais.

  3. Como se cadastrar?

    Na nossa HomePage, clique em "Basta fazer o seu Cadastramento" que aparecerá o formulário de Solicitação de Cadastramento. Você então o preenche com o seu Nome, uma sugestão para a sua Identificação, o seu E-mail para contato e o nome da sua Empresa (ou particular, se for o caso).

    Após, clique em "Termo de Uso". O envio da solicitação, é condicionado ao aceite do mesmo, que é mostrado em uma outra página. Concordando, basta clicar no botão "Aceito as condições do Termo de Uso" do formulário que a sua Solicitação de Cadastramento será enviada. Em seguida, aparecerá uma mensagem do BrasilMoeda indicando que entraremos em contato pelo seu E-mail.

    Normalmente o nosso E-mail chega de imediato, a menos que ocorra um problema de recebimento pelo seu provedor ou se a sua caixa de mensagem estiver cheia ou se o E-mail digitado não for encontrado.

    A mensagem que você recebe contém a sua Identificação e Senha necessários à utilização da ferramenta automática de atualização monetária.

  4. Como usar a ferramenta de atualização?

    Na nossa Home Page, entre com a sua Identificação e Senha. Veja que o idioma que se apresenta é o Portugês. Se quiser, você também pode alterar e escolher o idioma Inglês. Com estas três informações fornecidas, basta clicar no botão "Enviar" que aparecerá a página inicial de cálculo cuja parte principal é mostrada a seguir.

    BrasilMoeda - Parte da página inicial de cálculo

    O Mês mostrado é Janeiro e o Ano o de 1940 relativo a data mais antiga disponível para atualização monetária. O valor "0" (zero) é indicado no campo a ser prenchido com o valor histórico a ser atualizado. Veja que é mostrada a opção de conversão "Paridade Dolar" que poderia ser usada no cálculo da atualização.

    Realmente, para efetivação do cálculo, basta entrar com o Mês (Janeiro a Dezembro), Ano (a partir de 1940 até o atual) e o Valor Histórico a ser atualizado e escolher a opção de conversão (Paridade Dolar, Correção Monetária ou Salário Mínimo) a ser utilizada no cálculo e clicar no botão "Atualize para o Valor Monetário Atual".

    Observe que é informado o nome do usário, a data de seu cadastramento e o seu número total de acessos, personalizando a utilização da ferramenta.

  5. Um exemplo de atualização monetária

    Suponha que queremos atualizar monetariamente, utilizando a opção de conversão da Correção Monetária, a quantia de 100.000,00 (Cem mil) do mês de dezembro de 1988. Não é necessário o conhecimento prévio da moeda corrente na ocasião.
    Na página principal (figura anterior), selecionamos o Mês --> Dezembro, o Ano --> 1988, digitamos o Valor Histórico de 100000 (cem mil sem especificar o ponto depois das três primeiras casas decimais) e após escolher a opção de conversão "Correção Monetária" clicamos no botão "Atualize para o Valor Monetário Atual", obtendo o resultado cuja a parte principal é mostrada a seguir.

    BrasilMoeda - Parte da página de cálculo
    Veja que além de fornecer o resultado de imediato, no caso igual a R$192,33 (este cálculo foi realizado em Fevereiro de 2004), o sistema mostrou:

    • a moeda da ocasião - de Dezembro de 1988 - "Cz$ 100000" (cem mil cruzados)
    • a identificação do usuáro, no caso "veiga"
    • a data e hora desta atualização
    • âncoras para as tabelas de juros simples e compostos
    • a opção de cálculo sem os expurgos
    • a opção de cálculo sem os principais expurgos
    • Uma âncora sob o "(i)" ao final da linha "Resultado da Conversão usando a Correção Monetária" que sendo clicado mostra o documento de "Cálculo da Correção Monetária". Devemos lembrar que outro documento "Expurgos dos Planos Econômicos" é disponibilizado da mesma forma quando do uso dos cálculos sem os expurgos ou sem os principais expurgos.
    • O botão "Retorna" para voltar à pagina anterior e fazer novo cálculo

  6. Qual é o benefício desta utilização?

    Ao disponibilizar esta ferramenta no BrasilMoeda, esperamos poder simplificar a vida de muitos brasileiros que por interesses diversos, desde os profissionais aos pessoais, queiram saber, de modo simples e direto, quanto vale hoje na moeda nacional um valor monetário brasileiro existente em tempos atrás.
    Bom proveito e obrigado por utilizar o BrasilMoeda!